fbpx

Tipos de cupins

Cupim subterrâneo

Esses cupins são popularmente conhecidos como “cupins de solo” ou “cupins de parede”. No ambiente urbano, a espécie que causa mais danos ao homem é a Coptotermes gestroi.

Os cupins operários de Coptotermes gestroi são os indivíduos mais numerosos da colônia e podem viver até 5 anos. Esses indivíduos apresentam coloração creme e são maiores que os soldados, que, por sua vez, atingem aproximadamente 5 mm de comprimento. Os cupins soldados dessa espécie são caracterizados por suas mandíbulas de pontas finas e recurvadas. Eles possuem coloração alaranjada e são bastante agressivos. Quando ameaçados, expelem uma secreção esbranquiçada a partir de uma glândula da cabeça.

A rainha pode chegar a 2 cm de comprimento e possui o abdômen exageradamente grande, devido ao desenvolvimento do aparelho reprodutor. Ela pode viver até 15 anos e quando morre é substituída por outra reprodutora derivada de uma ninfa. Assim, uma mesma colônia pode permanecer ativa por muito tempo. As colônias de Coptotermes gestroi geralmente são enormes, podendo abrigar até um milhão de indivíduos.

Os ninhos de cupins podem ocorrer em paredes de construção, sem contato direto com o solo, ou podem ser subterrâneos. Eles são formados por uma mistura de fezes, saliva, solo e partículas de madeira.

Características

  • Alto poder de destruição
  • Pode ficar até 15m abaixo da construção
  • Prefere lugar úmido
  • Deixam um “túnel” por onde passam

Problemas com este tipo de cupim? Solicite orçamento para acabar com esta praga.

Cupim de madeira seca

como-acabar-com-os-cupins-de-madeira

Cupim de madeira seca pode construir seus ninhos em madeiras estruturais de construções ou nas mobílias das casas. Os ninhos geralmente não possuem contato com o solo. As colônias não são muito grandes, apresentando centenas de cupins que vivem nas galerias e túneis escavados na própria peça de madeira da qual se alimentam.

Características

  • Presença de um pó granuloso
  • Alimentam de móveis, livros, papéis
  • Não transmite doenças

Problemas com este tipo de cupim? Solicite orçamento para acabar com esta praga.

Veja mais sobre como acabar com a infestação de cupins

Tipos de cupins

Veja tipos e como identificar uma infestação de cupins.
Ver tipos de cupins

Medidas Preventivas

Dicas de prevenção para manter os cupins longe
Ver medidas preventivas

Metodologia

Saiba mais sobre nossa metodologia de controle de cupins
Ver metodologia

QUER ACABAR DE VEZ COM OS CUPINS?

Solicite um orçamento da FOCO DEDETIZADORA para seu problema.

Solicitar orçamento

Voltar para Controle de Pragas > Cupins