fbpx

Formigas

Definições

As formigas são insetos sociais que vivem em colônias e se adaptaram bem em nosso ambiente. São onipresentes e estima-se que existam cerca de 18.000 espécies desse inseto em todo o mundo. No Brasil já estão catalogadas mais de 2.000 exemplares do animal.

 

As formigas aparecem em quase todas as regiões do mundo, de desertos a florestas inundadas, de altas montanhas aos baixos vales, menos nas regiões polares. As operárias são as formigas que estamos acostumados a ver. Elas são todas fêmeas, não possuem asas e são estéreis; desempenham todas as funções dentro do formigueiro, como escavação, limpeza do ninho, procura de alimento – forrageamento -, alimentação das larvas e rainha (s); alimentação de outras operárias, defesa da colônia, etc. As operárias vivem de dois a três meses e durante toda sua vida trabalham em prol do formigueiro. Há também operárias que são denominadas “soldados” e possuem a função de proteger à colônia dos inimigos.

 

Hábitos

Em algumas épocas do ano, colônias maduras produzem um grande número de indivíduos alados conhecidos como reprodutores. A casta dos reprodutores é caracterizada pelas rainhas e machos. As rainhas são responsáveis pela postura dos ovos e são os maiores indivíduos da colônia; possuem asas para fazer o voo nupcial – a cópula ocorre no ar. Uma vez fecundadas, as rainhas procuram um local adequado para fundar um novo ninho e, nesta fase, cortam as asas com as mandíbulas e auxílio das pernas posteriores.

Na maioria das espécies de formigas, apenas uma rainha é encontrada dentro da colônia. E, uma vez morta, o formigueiro também morre. Neste caso a espécie é denominada monogínica, pois somente uma rainha é fecundada. Entretanto, em algumas espécies, especialmente as domésticas, várias rainhas fecundadas podem existir dentro de um único formigueiro.

Neste caso a colônia é poligínica, por ter várias rainhas. A longevidade da rainha é longa. Rainhas de saúvas podem viver até vinte anos, enquanto rainhas de formigas domésticas vivem aproximadamente dois a quatro anos.

Veja mais sobre como acabar com as formigas

Tipos de formigas

Veja tipos e como identificar uma infestação de formigas.
Veja os tipos de formigas

Medidas Preventivas

Dicas de prevenção para manter as formigas longe
Ver medidas preventivas

Metodologia

Saiba mais sobre nossa metodologia de controle de formigas
Ver metodologia

QUER ACABAR DE VEZ COM AS FORMIGAS?

Solicite um orçamento da FOCO DEDETIZADORA para seu problema.

Solicitar orçamento